O livro apresenta uma prática em Psicologia Escolar pouco convencional na formação de psicólogos. Por meio da música, da literatura e das artes visuais possibilitou que alunos, professores e pais pudessem compreender as dificuldades no processo de escolarização de seus filhos. Com este trabalho, a autora institui uma modalidade de intervenção psicológica que busca compreender as redes de relações existentes no dia-a-dia escolar, integrando elementos pouco explorados no campo educativo. Longe de ser um modelo de trabalho, a prática desenvolvida por Silvia, juntamente com estagiários em Psicologia, insere o leitor no universo das possibilidades de atuação/formação profissional cujo objetivo principal centra-se em romper com preconceitos e estereótipos presentes nas relações educacionais. Nesse sentido, a arte pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do futuro psicólogo, fornecendo elementos que ampliem a compreensão sobre si mesmo e sobre o mundo. Trata-se, portanto, de um trabalho sério, embasado teoricamente, que contribui para a melhoria do complexo processo de escolarização.