Os estudos realizados entre os grupos de investigação da Universidade Federal da Fronteira Sul e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no período de 2016 e 2017, deram origem à obra DOCÊNCIA E FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA BIOGRÁFICA: APORTES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRADORA DAS DIMENSÕES EMOCIONAL, RELACIONAL E ÉTICA. Na obra apresentamos o projeto de pesquisa, a revisão de literatura oriunda dos estudos bibliográficos e a investigação de pesquisadores/professores, estudantes de graduação e pós-graduação e participantes do GRUPEE, da UFFS e do IE/ULisboa. A obra traz estudos teóricos e propostas de projetos de investigação para o desenvolvimento de experiências e práticas autoformativas, a partir de temas como: Educação Emocional; Relações intra e interpessoais; A ética; e, A autoformação pessoal, social e profissional. P Os processos autoformativos, a partir das narrativas e na perspectiva da metodologia pesquisa-formação e pesquisa-ação, buscam privilegiar a troca de experiências, leituras e reflexões partilhadas, a postura educativa e formativa permanente da docência, do ser educador.