- Os Autores e suas obras Autores consagrados, reunidos em uma proposta que valoriza Aprender a ser, um dos pilares da Educação para o século XXI, segundo a Unesco.   Formação para a pluralidade Eixos pedagógicos da coleção   Competência Leitora Expõe o aluno a diferentes situações de uso e reflexão da língua e da linguagem, contribuindo para sua formação como sujeito ativo que interage com o texto na construção de sentidos.   Aprendizagem significativa As atividades possibilitam ao aluno estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios e os novos conteúdos estudados, garantindo uma apropriação efetiva dos conceitos, procedimentos e atitudes.   Mundo Plural Insere o aluno no contexto global do mundo em que vive, fortalecendo o respeito à diversidade. A cultura e as atividades de diferentes povos e regiões do mundo dão ao aluno uma perspectiva da multiculturalidade que marca o nosso tempo.   Estrutura ·         Cada volume da coleção possui 9 unidades. ·         A coleção tem a preocupação de formar o aluno capaz de questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação. ·         No encarte, a coleção propõem atividades mais dinâmicas, como jogos, trilhas, quebra-cabeça, cata-vento, tabelas de observação, memória, cadeia alimentar, sistemas do corpo humano e complementos de atividade.   Seções ·         Abertura da unidade – Tem o objetivo de despertar a curiosidade dos alunos para os temas que serão tratados, a partir da exploração de Imagens, textos e questões. ·         Ponto de partida – Inicia cada subtema da unidade e propõe uma conversa entre professor e alunos para levantamento de conhecimento prévio. ·         Ler e compreender – Apresenta textos e atividades que, além da relação próxima com o assunto da unidade, expandem o tema e permitem ampliar os horizontes do conhecimento. Esta seção também colabora com o letramento dos alunos, ajudando-os a desenvolver a habilidade de lidar com linguagens, tanto a formal como a específica da área de Ciências. ·         Atividade exploratória – Ligada à ideia de aprender a fazer, esta seção propõe experimentos, entrevistas e atividades de observação para explorar o mundo. ·         Agora é com você – Trabalha o desenvolvimento da habilidade de lidar com linguagens tanto textual como gráfica. O aluno lê reportagens, poemas, artigos, gráficos, tabelas, mapas, HQs e realiza atividades que exigem a aplicação dos conteúdos lidos. ·         Compartilhando – Apresenta propostas de pesquisas em grupo e socialização das produções. ·         Recordando – Retoma o que foi trabalhado na unidade. O aluno organiza, amplia e aprimora o que sabia no início da unidade, relacionando suas respostas atuais com as que deu nas seções Abertura de Unidade e Ponto de Partida. Para o professor, é um bom momento  para avaliar os resultados, rever estratégias e verificar se os objetivos foram atingidos. ·         Mundo plural – Colabora para a formação do aluno como cidadão que compreende e respeita a diversidade sociocultural, apresentando situações de reflexão sobre a pluralidade de costumes e modos de vida de outros povos do Brasil e do mundo.   Destaques ·         As seções Compartilhando e Recordando, além de permitir que o aluno compartilhe, sistematize e registre os conceitos trabalhados na unidade, auxiliam o professor no levantamento das dúvidas que ainda ficaram do trabalho desenvolvido, permitindo identificar os conceitos que precisam ser revisados. ·         As fotografias trazem uma silhueta do animal ou planta retratado com a indicação da altura ou do comprimento do ser vivo adulto.