Este livro apresenta um estudo sobre as políticas públicas desenvolvidas nos últimos quarenta anos no Brasil e na Argentina, focalizando a relação entre planos econômicos e projetos educacionais para a educação profissional pública. Trata-se de um estudo de Educação Comparada, área de estudos escolhida porque muitos problemas e soluções da América Latina são comuns a vários países. Foram escolhidos como pontos de discussão relevantes para a educação profissional (1) a globalização e a industrialização, (2) a atuação do BIRD na América Latina, (3) o contraponto entre ditadura e democracia e (4) as políticas neoliberais. As conclusões deste trabalho mostram uma contradição entre as metas propostas pelos planos de governo e as ações reais na educação. Os sistemas educacionais brasileiros e argentinos, ao longo de sua história, sempre se mostraram incapazes de oferecer os recursos humanos que a expansão econômica necessitava, não contribuindo de forma significativa para a mobilidade social esperada. Os dois sistemas, no entanto, empreendem várias tentativas de colocar o Estado como Ator, em detrimento do Estado Desertor.