A coleção adota uma abordagem contemporânea dos conteúdos da disciplina, atualizada em relação aos estudos literários, à teoria de gêneros e às novas concepções de língua e linguagem. O trabalho de literatura privilegia o desenvolvimento da competência leitora de textos literários, ao mesmo tempo que estabelece nexos com seu contexto de produção, com textos de outras áreas do conhecimento, bem como com outras linguagens e artes. A literatura está presente ao longo de todo o livro, seja em gramática, seja em produção de texto. As literaturas africanas de língua portuguesa têm um espaço destacado na obra, da mesma forma que a literatura negro-brasileira, nunca tratada em manuais didáticos. O estudo de gramática privilegia os conteúdos indispensáveis para a proficiência linguística do estudante, sempre trabalhados de forma contextualizada e por uma perspectiva textual e enunciativa. Textos trabalhados na parte de literatura frequentemente são retomados para serem examinados sob a perspectiva linguística e gramatical e, em momentos oportunos, os exercícios são associados a estratégias de produção de textos, em um trabalho conjunto entre as frentes de gramática e produção. A produção textual organiza-se em torno de projetos e de diferentes práticas sociais de linguagem, envolvendo gêneros escritos, orais, digitais e multimodais. Sempre que possível, os gêneros trabalhados nessa parte dialogam com os gêneros ou com o contexto histórico trabalhados em literatura e com os conteúdos explorados na gramática. Para assegurara integração dos conteúdos de literatura, de gramática e de produção de texto, a coleção se estrutura da seguinte forma: Cada volume se organiza em 4 unidades e cada unidade tem três capítulos. Cada capítulo desenvolve o trabalho com as três frentes: Literatura, Língua e linguagem e Produção de texto, promovendo um constante diálogo entre as três frentes e tornando o estudo mais dinâmico e estimulante.