Vencedora, em 1995, do Prêmio-Ensaio da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, a obra, originalmente tese de Doutorado da Professora Laura Cavalcante Padilha, defendida em 1988 na UFRJ, se imõe como referência obrigatória para pesquisadores das literaturas africanas de língua portuguesa, tanto no Brasil, como no exterior, em virtude de vir sendo recorrentemente citada em artigos, livros, teses e dissertações dessa área de estudos. Em linguagem sedutora e, ao mesmo tempo, fundamentada teoricamente com rigor acadêmico, a ensaísta traça um amplo percurso da literatura de Angola, analisando detidamente quatro momentos representativos do sistema ficcional angolano, desde a tradição até a modernidade. Vencedora, em 1995, do Prêmio-Ensaio da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, a obra, originalmente tese de Doutorado da Professora Laura Cavalcante Padilha, defendida em 1988 na UFRJ, se impõe como referência obrigatória para pesquisadores das literaturas africanas de língua portuguesa, tanto no Brasil, como no exterior, em virtude de vir sendo recorrentemente citada em artigos, livros, teses e dissertações dessa área de estudos. Em linguagem sedutora e, ao mesmo tempo, fundamentada teoricamente com rigor acadêmico, a ensaísta traça um amplo percurso da literatura de Angola, analisando detidamente quatro momentos representativos do sistema ficcional angolano, desde a tradição até a modernidade. Vencedora, em 1995, do Prêmio-Ensaio da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, a obra, originalmente tese de Doutorado da Professora Laura Cavalcante Padilha, defendida em 1988 na UFRJ, se impõe como referência obrigatória para pesquisadores das literaturas africanas de língua portuguesa, tanto no Brasil, como no exterior, em virtude de vir sendo recorrentemente citada em artigos, livros, teses e dissertações dessa área de estudos. Em linguagem sedutora e, ao mesmo tempo, fundamentada teoricamente com rigor acadêmico, a ensaísta traça um amplo percurso da literatura de Angola, analisando detidamente quatro momentos representativos do sistema ficcional angolano, desde a tradição até a modernidade.