O título deste Volume 2 - Pedagogia Social: Contribuições para uma Teoria Geral da Educação Social - expressa um desejo e não uma realidade inconteste. A associação direta entre Pedagogia Social e educação social começou a ser feita no Brasil a partir da necessidade que identificamos de ressignificar as práticas de Educação popular, social e comunitária, pejorativamente alcunhadas de educação não formal. Esta ressignificação, levada a cabo no Volume 1 da Pedagogia Social, possibilitou classificar as diversas práticas alternativas à educação escolar em três domínios, segundo os recursos cognitivos que ela mobiliza: sociocultural, sociopedagógico e sociopolítico. Esses domínios passam, doravante, a orientar, simultaneamente, a formação, a pesquisa e o campo de trabalho da educação social, constituindo-se em um corte epistemológico capaz de dialogar sem conflitos com a educação escolar e, ao mesmo tempo, resolvendo a ambiguidade em relação ao conceito educação não formal. É esta unidade teórica e conceitual do campo que autoriza conceber a Pedagogia Social como a Teoria Geral da Educação Social por excelência.