Esta obra constitui um corpo de produção organicamente situado e produzido para proporcionar material teórico voltado à formação de educadores em cursos de graduação em Pedagogia e licenciaturas em geral e de pós-graduação como apoio aos campos de Sociologia, Filosofia e outros que estabelecem interface com a História da Educação. A divisão tradicional da História da Educação (antiga, média, moderna e contemporânea), nesta obra, é reconstruída pelos autores, que apresentam os grandes marcos históricos como síntese de momentos que refletem a herança educacional legada aos povos no decorrer dos séculos. O intuito, aqui, é levar o leitor a refletir e discutir o processo educativo pelo qual a humanidade elabora a si mesma. Assim, as características de cada época apresentadas pelos autores são permeadas pelas formações particulares do passado pedagógico, confirmando a convicção de que os fatores sociais, políticos, econômicos e, principalmente, culturais se constroem nas contradições e nos conflitos de interesse entre as classes sociais estabelecidas nos tempos e espaços históricos e não se concretizam de modo uniforme e progressivo. Com esse propósito, além dos fundamentos científicos do conhecimento no campo da História da Educação, as formas de abordagem utilizadas pelos autores expressam o cuidado com os aspectos didático-pedagógicos, construídos a partir da vasta experiência como educadores, vinculados à formação de professores atuantes em diversos contextos educativos ao longo de suas trajetórias profissionais.