Reflexões e Inovações na Educação de Profissionais de Saúde é o primeiro volume da Série Processos Educacionais na Saúde, cuja proposta é o estudo sistemático e reflexivo de experiências, inovações e considerações construídas a partir de iniciativas educacionais desenvolvidas por um grupo de docentes em programas de graduação e pós-graduação na área da Saúde, no contexto do Sistema Único de Saúde - SUS. O trabalho é expressão viva e expansiva das interações realizadas entre os participantes dessas iniciativas e das reflexões advindas do enfrentamento de desafios trazidos pela interseção entre educação, Gestão e Saúde. Assinala-se o esforço centrado numa pedagogia em que o educando deixa de ser espectador do processo educacional, assumindo uma posição ativa na construção de saberes e práticas. Ou seja, de um receptor passivo de informações, o educando passa a ser o protagonista na construção de conhecimentos que ele mesmo virá utilizar para transformar as práticas profissionais no sentido de uma atenção à Saúde com qualidade e compromisso social. Vale, aqui, destacar na Série o seu propósito de fortalecer os movimentos de consolidação do SUS para a superação dos desafios nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação na Saúde. Novos tempos sugerem novas demanda educacionais. Novos educandos e novos profissionais. Reflexões e Inovações na Educação de Profissionais de Saúde apresenta 2 Organizadores, 13 Autores, 11 Capítulos, num total de 140 páginas