Por que alunos não aprendem a nadar com boa eficiência? Porque eles não aprendem os fundamentos de forma eficiente no início da aprendizagem, aumentando o desafio de corrigir isso posteriormente. Ensinar crianças ou adultos a nadarem com bom desempenho e, ainda assim, manter e aumentar a motivação e contentamento nas aulas é possível. Este livro revela a estrutura Vitória do método Swim & Health: a melhor opção para professores, supervisores, donos de instituições aquáticas e até mesmos pais que desejam que um aluno aprenda a nadar com excelência na técnica dos quatro nados. Com um aprendizado horizontal dos fundamentos e a individualização dos alunos nas turmas, professor e aluno criam, juntos, a fidelização necessária para focar na alta performance técnica. Ministrando aulas de natação durantes muitos anos, o maior conflito de Marcos Ruivo é que, apesar dos esforços, a maioria de nossos alunos não aprende a nadar com boa técnica a não ser que se tornem atletas. Para que um aluno aprenda a nadar os quatro nados, é necessária a combinação de vários elementos-chave durante a aprendizagem, como um meio aquático adequado, um professor que conheça a sequência lógica ideal para o aluno, uma estrutura de aula consistente com os fatores envolvidos e , por fim, o relacionamento e o desejo de ensinar do professor - , que é o elemento principal que reforça o desejo de aprender do aluno. A obra Elogiar para nadar expõe a estrutura de aula denominada pelo autor de Estrutura Vitória, cuja base origina-se nos 26 anos que o autor dedicou à natação formativa. Na primeira década, utilizou o modelo convencional, ministrando aula para centenas de alunos e liderando equipes de professores. Obteve muitos resultados e realização em curto prazo, mas quase nenhum em longo prazo em termos de visualizar alunos nadando com boa prática os quatro nados. Logo depois, empenhou-se continuamente na proposta versada nesse livro.