Como se constrói uma disciplina de graduação? Além da formação básica do professor, é necessário organizar o conhecimento dentro da carga horária disponível, estabelecer prioridades e abordagens pedagógicas, conhecer a formação prévia dos alunos, preparar material áudio - visual etc. No caso da Zoologia, são indispensáveis aulas práticas para que os alunos compreendam os organismos além das simplificações necessárias das aulas expositivas. Finalmente, dando suporte às aulas expositivas e práticas, é necessário literatura de apoio. Para aulas práticas de Zoologia no Brasil, no entanto - e isso deve ocorrer em muitos outros países-, a literatura disponível corresponde em grande extensão a traduções de textos escritos por autores do Hemisfério Norte. Isso significa que as espécies de animais representadas nos livros não são as mesmas das que dispomos para aula práticas. Isso é uma enorme fonte de dificuldades, pois a anatomia externa e interna das espécies não é a mesma, retardando o ritmo das aulas, colocando problemas de homologia difíceis de resolver e mantendo um ponto de vista externo à cultura educacional, científica e de diversidade biológica do País. Este livro traz uma grande contribuição nesse sentido. Ele corresponde a um texto de apoio ao ensino de Zoologia dos Invertebrados inteiramente construído a partir de espécies da fauna brasileira. Organizado pelas Dras. Cibele Ribeiro-Costa e Rosana Moreira da Rocha, da Universidade Federal do Paraná, ele deverá se tornar uma referência importante na formação de biólogos e outros profissionais do Brasil. Esse tipo de texto é mais que necessário em uma região com a enorme diversidade faunística aqui existente.