Pense nisto! - Informação clara e hierarquizada - Informação precisa e rigorosa - Livros organizados Compreensão leitora em ciências e encaminhamento para solução de problemas - Os textos são apresentados com linguagem adequada à faixa etária. Nas séries iniciais, uma construção mais simples, mas sem deixar de lado o rigor conceitual. Em todas as unidades são trabalhadas as múltiplas linguagens. - Nas séries finais são apresentados os textos com grau de complexidade maior, que são introduzidos gradativamente, observando a capacidade de absorção e a adequação ao processo de aprendizagem. Preocupação com a gradação e ampliação dos conteúdos Sugestões de trabalho foram elaboradas para o professor, por meio da seção "Você sabia?", a fim de auxiliá-lo na prática diária e nos assuntos abordados, que são trabalhados com o apoio de: - Pesquisa bibliográfica; - Entrevista; - Trabalho em grupo e debates; - Estudo do meio; Atividades As atividades estão voltadas para a internalização, fixação e ampliação dos conteúdos trabalhados. Um programa de atividades em todas as unidades que proporcionam 3 diferentes enfoques de trabalho e que levam o aluno a: - Aprender a saber; - Aprender a fazer; - Aprender a ser. Dever de Casa - Em todos os volumes, exceto no de 1º ano, há um programa estruturado com atividades complementares como sugestão para a sistematização dos conceitos apreendidos.