Na coletânea de textos desta obra procuramos apresentar como a interdisciplinaridade pode orientar metodologias de ensino, pesquisa e extensão, pois mais que um discurso, ela incorpora uma atividade prática cuja teoria é uma dimensão dessa mesma prática. Os textos não apresentam uma temática única/exclusiva, mas o leitor encontrará várias temáticas sinalizando que o processo interdisciplinar de pensar possui a intervenção significadora da prática simbólica sob a qual se instaura o sentido do viver interdisciplinarmente. A estratégia de refletir sobre si e as ações cotidianas engendradas no percurso histórico e no trabalho de cada um tem sido o processo que professores e orientandos do Programa de Pós graduação em Educação da UFMS tem levado a efeito por meio dos seus diferentes projetos de pesquisa e formação. O objetivo é a criação de um espaço experimental onde os autores vinculados à Linha de Pesquisa: Educação, Psicologia e Prática Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMS/MS, e autores/pesquisadores de instituições parceiras que comungam da mesma linha de pensamento, tanto do ponto de vista gnosiológico, quanto da ação pedagógica para socializar e sistematizar o conhecimento. Enfim, os autores desse livro inscrevem-se no cenário das discussões onde a atomização do conhecimento não é apenas uma questão epistemológica, mas uma questão de atitude. As experiências relatadas sistematizam teorias e práticas que possibilitam discutir percursos de formação, metodologias e atuação em diferentes níveis de ensino.