No vasto campo das Ciências Sociais, no qual se incluem a Economia e as disciplinas da Administração, a produção acadêmica muitas vezes "corre atrás" da realidade - com a permissão do uso da linguagem futebolística. Na administração de varejo de bens e serviços, que congrega conhecimentos provenientes da Administração, da Economia, de Finanças, da Contabilidade, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia e de várias outras áreas de conhecimento, também se passa o mesmo. Em grande parte, a produção de conhecimento acadêmico é deflagrada pela importância que temas, arranjos organizacionais, inovações, experiências e preocupações com a gestão dos empreendimentos ganham no dia-a-dia da prática comercial. Dessa forma, este volume, bem como os dez que o precederam na série Varejo Competitivo, que se propõem a trazer para o leitor conhecimento sobre o varejo, que está acabando de sair do forno, reflete a interação entre o que está surgindo na prática e a correspondente análise acadêmica. Os tópicos que mais têm acendido o interesse de comerciantes e consumidores - e, por tabela, dos estudiosos da administração de varejo - freqüentam as páginas da série Varejo Competitivo e deste livro, em particular.