Já é fato bastante notório que as bases para a competição no mundo atual de negócios se alteraram dramaticamente. As empresas competem, agora, com base na flexibilidade e na qualidade da oferta de seus produtos elou serviços. Para garantirem a sua sobrevivência 9 sucesso neste novo cenário, as empresas estão começando a reconhecer e a adotar uma nova filosofia empresarial, conhecida mundialmente pela sigla WCM (World Class Manufacturing). 0 que é fundamental é a constatação de que a estratégia competitiva das empresas WCM, em termos de preço, qualidade, confiança e flexibilidade, acaba transformando o processo de manufatura de produtos e/ou serviços no seu principal e mais forte instrumento de competição, através de tecnologias avançadas de produção, tais como JIT (Justin-Time) e TQC (Total Quality Control). Constata-se que as empresas se ressentem fortemente da ausência de um sistema de custeio inovador. Este livro permite não só gerenciar e mensurar competitivamente os custos de produtos e/ou serviços, como também mensurar adequadamente seus desempenhos e tomar decisões de investimentos, compatíveis com a filosofia WCM. Leitura relevante para profissionais das áreas de Custos, Controladoria, Finanças e Engenharia de Produção. Texto para programas de reciclagem profissional. Leitura complementar para as disciplinas Contabilidade de Custos e Controladoria dos cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Engenharia.