O objetivo central dos trabalhos reunidos neste livro é identificar e analisar a atividade de pesquisa de instituições universitárias do Rio Grande do Sul, nas áreas de Educação, Letras, Direito e Design, trazendo à luz realidades normalmente vistas de forma fragmentada pelos pesquisadores e pelas instituições no seu cotidiano. Os dados constituem pontos de partida por meio dos quais os autores buscam uma aproximação interpretativa, mais do que explicativa, sobre a organização de linhas e grupos de pesquisa, a eleição de temas e metodologias em cada área, a inserção dos pesquisadores em suas instituições e formas de divulgação dos resultados. A análise das práticas de produção do conhecimento, empreendida ao longo deste livro, ao mapear e descrever a realidade empírica, oferece ao mesmo tempo elementos para identificar e questionar formas de construção e validação do conhecimento. Nessa medida, este trabalho presta-se tanto a questionamentos metodológicos e epistemológicos, quanto para pensar a organização do conhecimento em determinadas áreas e instituições universitárias. As aceleradas transformações econômicas, sociais e culturais contemporâneas demandam contínua reavaliação das categorias de interpretação da realidade oferecidas pelos diferentes campos do saber. Dessa forma, as informações reunidas neste livro, para além de uma radiografia das realidades investigadas, permitem visualizar cenários mais amplos, que convidam à reflexão sobre os desafios que se abrem à universidade como lócus de produção do conhecimento neste contexto de transformações.