O presente livro aborda questões cruciais no desenvolvimento do ensino de línguas estrangeiras no Brasil, dentre elas a necessidade de inserir a escola e a aprendizagem de línguas num espaço significativo para alunos e professores. Desde há muito, a escola parece ter perdido sua razão de ser, especialmente quando se considera este espaço como local de transmissão/aquisição de saber; os saberes são hoje construídos, apreendidos e distribuídos fora da escola, e essa já não dá conta dos saberes necessários para a vida no século XXI. Neste livro, Eliana Edmundo nos apresenta um trabalho colaborativo no qual a aprendizagem de inglês se rorna expressivo e importante na medida em que posiciona os alunos como agentes do processo de apreensão de linguagem e construção de sentidos do mundo, através de uma experiência extensiva de uso dos principios do letramento crítico no ensino de ionglês na escola pública. O livro discute os pressupostos teóricos do letramento crítico e os coloca em prática e à prova num contexto especifico, numa sala de aula concreta com alunos de ensino fundamental da rede pública - e demonstra ser possível e desejável uma prática de ensino-aprendizagem a partir de uma abordagem educativa crítica, ou seja, que trabalha com o (re)posicionamento de alunos e professores que se colocam constantemente num processo de reflexividade diante de suas próprias práticas de construção de sentido e de mundos.