As pessoas e as organizações estão em polvorosa e, de forma geral, vivendo sob pressão, procurando encontrar alternativas que lhes permitam dominar os novos desafios. Este livro apresenta as principais teorias da motivação, enfatizando os estudos clássicos de Adams, Alderfer, Maslow, Herzberg, McGregor, McClelland e Vroom. O texto explora as relações entre as teorias, destacando os fatores intrínsecos como o cerne da motivação. Apresenta-se, assim, um debate entre defensores e críticos das diversas teorias, com destaque nas origens da motivação. Partindo do pressuposto de que comportamentos individual e organizacional possuem várias interfaces e que o indivíduo é, por natureza, complexo e multidimensional, os autores consideram, ainda, as influências ambientais e sociais nos processos motivacionais. De forma ilustrativa são apresentados estudos realizados nos contextos nacional e internacional, que visam a suportar ou confrontar os pressupostos teóricos discutidos. Por fim, a obra aborda a aplicação das teorias de motivação no contexto organizacional, enfocando aspectos relevantes acerca da prática motivacional na percepção de gestores e colaboradores. Para tanto, discute estudos realizados no Brasil, na França e nos Estados Unidos, que consideraram teorias clássicas e contemporâneas da área. Desta forma, vislumbram-se teoria e prática como elementos complementares na construção deste campo de estudo.