Este livro focaliza os impactos, no desempenho humano, das mudanças que se processam continuamente no ambiente organizacional, como conseqüência das transformações do ambiente externo. Pela análise do texto, verifica-se que o desempenho e os resultados conseqüentes desse desempenho devem estar em sintonia com as metas estratégicas da organização. Para que isto aconteça, as ações setoriais, das equipes e individuais devem articular-se num movimento em rede, orientadas para os focos estratégicos de resultados. Essa forma de atuar na empresa possibilita aos trabalhadores identificar e reconhecer o seu papel na organização, antecipando a visão do que é esperado deles e quanto estão contribuindo para o sucesso do empreendimento empresarial e para seu próprio sucesso como profissional. Poderão, então, minimizar os impactos das transformações, visíveis e invisíveis, que se processam no ambiente organizacional, pelo sentido de orientação do próprio trabalho e pela clareza de suas conseqüências. O modelo de Gestão do Desempenho para Resultados, conforme desenvolvido nesta obra, apresenta-se mais como um processo contínuo de gestão do negócio e das pessoas, possibilitando a avaliação dos resultados e o reconhecimento do desempenho das pessoas que produziram tais resultados.