A partir da interação entre os seres humanos, novos conhecimentos são construídos. E esta não é uma premissa construtivista apenas, mas uma prova de que o trabalho colaborativo da Educação a distância realmente funciona. Esta obra é um grande exemplo disso. Ela busca, em sua simplicidade e clareza, apresentar distintas ideias e propostas no campo da Educação a distância (EaD), através de leituras de diferentes especialistas e pesquisadores em EaD, permitindo ao leitor compreender a dinâmica da EaD, com um olhar delicado para a Educação online (EOL). Uma verdadeira viagem pela história da EaD, onde é possível conhecer suas origens, seus marcos principais, os papéis estratégicos de cada personagem envolvido (aluno, professor, tutor, coordenador de tutoria etc.), as várias ferramentas síncronas e assíncronas que a modalidade apresenta com foco nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e as preocupações atuais na gerência da aprendizagem não-presencial, numa perspectiva abrangente e contextualizada no panorama educacional brasileiro. Convidamos você a se aventurar e conhecer mais sobre essa promissora modalidade de ensino! E se já conhece, o convidamos para um novo momento de reflexões.