Este livro dedica-se à reflexão sobre Arte e destaca particularmente duas questões: a da ligação entre Arte e Educação - preocupação profissional permanente dos seus autores - e a da Contemporaneidade, fio de Ariane do livro. Educação e Arte têm a mesma ambição: dar conta do mundo, expressar e elaborar o seu sentido. Suas relações, porém, sempre foram complexas. A arte é uma forma de educação, mas nem sempre é valorizada pela escola. Não há arte sem alguma forma de aprendizagem do processo de estetização, mas arte não é cópia, é uma forma original de ver e dizer o mundo. O livro debruça-se sobre as relações contemporâneas entre arte e educação/formação, com ênfase na Dança e no Teatro, áreas de competência específica dos autores, que são professores-pesquisadores e, muitas vezes, artistas. O livro esclarece os encontros e os desencontros entre Arte e Educação na história e na contemporaneidade e evidencia os debates estéticos, pedagógicos, éticos e políticos que envolvem a Arte. Ele propõe temas novos e desloca fronteiras, ao se interessar pela dança-teatro, pela mímica corporal dramática, pelas funções da maquiagem na cena teatral e ao analisar o balé clássico como dança elitista que se popularizou e o registro de espetáculos tradicionais como negociação entre o velho viável e o novo visível. Um livro para explorar as interfaces contemporâneas entre Educação e Artes Cênicas.