“O Professor Krokoscz aprofunda em segunda obra as investigações sobre o fenômeno conhecido como plágio, agora focalizando as responsabilidades patrimoniais e morais de autores de obras científicas e literárias. Numa época de transição de práticas e valores provocada pelas tecnologias digitais, o pós-modernismo, mash-ups e Creative Commons, seu novo estudo detém nossa atenção.” Prof. Dr. Fredric M. Litto Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP) Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) “A proposta de Krokoscz de discutir o plágio acadêmico à luz de concepções de autoria literária e científica é, ao mesmo tempo, audaciosa e desafiadora. O autor assim o faz, porém “desafiando” os próprios leitores a repensarem concepções de autoria e plágio no contexto da produção acadêmica contemporânea. Para Krokoscz, concepções clássicas suscitam dúvidas sobre o lugar que ocupam em um contexto de produção de conhecimento cada vez mais colaborativo e difuso. O autor oferece de fato em ‘outras palavras’ uma perspectiva, ainda pouco explorada, sobre noções de plágio e o lugar do outro na produção acadêmica, bem como sobre noções compartilhadas sobre originalidade nessa produção.” Profa. Dra. Sonia Maria Ramos Vasconcelos Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) “Este livro é baseado na excelente tese doutoral do Prof. Dr. Krokoscz, a qual tive o privilégio de fazer a arguição. O autor traz uma impressionante variedade de pontos de vista sobre criação textual que dão suporte ao tema do plágio, o que ele demonstra persuasivamente ser um fenômeno altamente complexo. Aprendi bastante tanto sobre a definição de plágio, bem como seu tratamento no ensino superior brasileiro, e, consequentemente, mudei meu modo de ensinar e lidar com os casos de plágio.” Prof. Dr. Richard Malcolm Coulthard Professor Emérito da Universidade de Birmingham, Reino Unido Professor Visitante da Universidade Federal de Santa Catarina Este livro complementa a obra anterior do mesmo autor, trazendo contribuições teóricas para a reflexão sobre a autoria e o plágio acadêmico numa perspectiva atual e inovadora. É recomendado principalmente para pesquisadores acadêmicos da área científica, mas também pode ser do interesse de profissionais ligados à área jurídica e linguística. É que o conceito de plágio adotado na atualidade resulta da Lei de Direitos Autorais surgida em 1710 na Inglaterra como consequência da revolução editorial da Imprensa, contudo discute-se que tal conceito não foi revisto com o advento da revolução tecnológica. Nesta perspectiva, a reflexão apresentada nesta obra enriquece o debate sobre o assunto e fomenta a necessidade de mudanças e avanços em relação às concepções de autoria e de plágio no campo científico na atualidade. A obra pode ser utilizada também como recurso didático nas disciplinas destinadas à formação científica, tais como Metodologia Científica, Técnicas de Pesquisa, Redação Acadêmica e atividades afins relacionadas à produção e à publicação de trabalhos científicos.