Como se manifestam, no espaço sócio-cultural da escola, os saberes construídos na práxis social de seus atores, docentes e discentes, vistos como saberes da prática, do fazer, da experiência vivida , enfim, da cultura própria desses sujeitos? Artesãos de um outro ofício resgata, no contexto escolar, a variada gama de saberes sociais que permeiam aquela instituição, numa perspectiva que destaca a racionalidade do agir docente, assegurando a afirmação profissional e a identidade dos educadores bem como a afirmação cultural própria aos discentes. Centra-se, portanto, nos a atores principais que concretizam a prática pedagógica no cotidiano escolar, que simultaneamente ensinam e aprendem, formando uma complexa rede de ações e relações que mutuamente influenciam e se redefinem na escola como espaço sócio-cultural. A partir dessa compreensão desenvolvem-se dois eixos térmicos fundamentais: as práticas culturais docentes e as práticas culturais dos estudantes. O trabalho tem como propósito identificar subsídios que possam contribuir nos debates sobre a formação na prática.