Administração implica mediação entre meios e fins. Por isso, a gestão escolar deve necessariamente levar em conta a especificidade educativa da escola. Por desprezarem esse preceito, as políticas públicas em educação vêm-se restringindo, teimosamente, à busca de princípios, métodos e modelos no mundo dos negócios, para aplicá-los na realidade escolar. Este livro investe na tese oposta, recorrendo aos clássicos da Pedagogia para oferecer aos dirigentes e educadores escolares, aos estudantes e professores de graduação e de pós-graduação e a todos os envolvidos com a educação, um panorama rico e diversificado de ideias pedagógicas consagradas nos clássicos, que possa contribuir para uma administração escolar que concorra para o alcance do fim educativo da escola. Assim, de Montaigne e Comenius até Freinet e Paulo Freire, passando por Rousseau, Jacotot, Makarenko, Pistrak, Whitehead, Korczak, Dewey e Neill, os autores de Administração escolar à luz dos clássicos da Pedagogia buscam explicitar e discutir componentes teóricos que possam contribuir para mitigar a ignorância pedagógica que grassa no universo dos que concebem e implementam políticas educacionais no Brasil atual.