Há uma nova realidade em negócios com o exterior que altera substancialmente o fluxo de bens, serviços, investimentos, pessoas e culturas. Para manter a competitividade no mercado externo, é necessário que haja convergente e determinante ação do Estado e dos meios empresariais com o objetivo de aumentar as exportações e otimizar as importações, proporcionando saldos favoráveis na balança comercial. Nesta segunda edição de Como preparar uma empresa para o comércio exterior, o autor Nelson Ludovico convida o leitor a refletir sobre o cenário internacional, compreendendo a importância do comércio exterior não apenas para as empresas, mas também para a economia do país e a sociedade em geral. Ao falar sobre globalização, comércio internacional, estratégias, exportação, importação, logística, serviços, entre outros tópicos, o autor aborda os assuntos essenciais que envolvem o tema, fazendo uma profunda análise das principais características que a empresa precisa incorporar para alcançar sucesso no cenário internacional. Esta obra faz parte da Série Comércio Exterior, uma coleção indispensável para todo estudante ou profissional determinado a atuar na área de comércio exterior e se diferenciar no mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo.