Este livro reúne as conferências apresentadas durante o I Congresso Brasileiro de História da Educação, realizado no Rio de Janeiro, de 6 a 9 de novembro de 2000, por iniciativa da Sociedade Brasileira de História da Educação. Sua temática abrangente e diversificada, que tem como eixo articulador a abordagem histórica da problemática educacional brasileira, é de grande interesse não só para os profissionais da área, mas para todos aqueles que se preocupam com as questões da educação, cuja centralidade nas sociedades contemporâneas é uma evidência. Em se tratando de trabalhos que se referem à História da Educação, importa destacar a sua relevância para o debate e o encaminhamento da problemática atual. Para tal, tomamos emprestadas algumas considerações de Nóvoa, pesquisador português bastante conhecido nos meios brasileiros. Ao fazer a defesa da importância da História da Educação, Nóvoa destaca, entre as contribuições expressivas desse campo de estudos, que a história ajuda a cultivar um saudável ceticismo, mais do que necessário em um universo como o pedagógico, particularmente sensível aos modismos. Além disso, ampliando a memória e a experiência, alarga o leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas e revela que a educação não é um destino, mas uma construção social, que, de alguma forma, depende do nosso empenho. Essas são as disposições para as quais esperamos estar, de algum modo, colaborando.