O livro reflete sobre as produções teórico-clínicas da psicanálise, cujo resultado é a patologização das formas de subjetivação que fogem às normas sociais dominantes, colocando em questão os impasses do conceito de Édipo. Aborda a teoria psicanalítica sob os ângulos da epistemologia e da genealogia, visando uma crítica de seus pressupostos metafísicos e masculinistas. Além disso, discute a clínica psicanalítica aliada a outras práticas sociais, convocando o método psicanalítico a trabalhar fora da zona de conforto. SUMÁRIO Capítulo 1. Autorregulação da aprendizagem: uma abordagem processual; Capítulo 2. A estrutura dos projetos de promoção da autorregulação da aprendizagem; Palavras finais. -Este volume integra a Série Teoria Social Cognitiva em Contexto Educativo,composta por três livros: Introdução à Teoria Social Cognitiva, Crenças de e¬ cácia em contexto educativo e Capitanear o aprender: promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto educativo. Essa série foi produzida durante a realização de um projeto de pesquisa coordenado por Roberta Gurgel Azzi, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas. Adicionalmente aos livros, há um conjunto de vídeos de livre acesso que você poderá assistir, na aba ‘vídeos’, do site http://www.teoriasocialcognitiva.net.br. A elaboração desta série contou com a colaboração de várias pessoas; a cada volume você conhecerá o conjunto de pessoas envolvidas na elaboração do material. Em todos os livros, há a indicação de leiturasadicionais que permitem ao leitor avançar na compreensão das contribuições da Teoria Social Cognitiva sobre aprendizagem, direcionamento pessoal e outros assuntos. Este livro foi lido por professores da educação básica e por alunos de licenciatura em versão anterior utilizada em pesquisa e obteve a aprovação de todos. O tema da autorregulação vem sendo investigado por diversas abordagens da psicologia