Durante anos, o publicitário Marcelo Ponzoni foi estimulado por amigos a compor uma narrativa de sua história de vida. No início de 2008, enfim, resolveu tomar a atitude. Arregaçou as mangas, remexeu o baú de memórias e começou a narrar suas aventuras de empreendedor, homem de criação e cidadão. Por mais de um ano, Ponzoni deu voz ao coração. Um dia, resolveu medir seu arquivo. E, muito surpreso, descobriu que tinha uma fila de 50.474 palavras. Assim nasceu este livro. Em textos cativantes e de fácil leitura, Ponzoni narra suas descobertas no mágico e fervilhante bairro paulistano do Bom Retiro e apresenta as táticas de vendedor que lhe permitiram, mesmo sem recursos, transformar uma microagência de anúncios classificados ("tijolinhos") em uma empresa dinâmica e promissora, com atuação abrangente nos mais variados mercados e meios de comunicação. Pela forma como os fatos são narrados, pelo seu modelo de gestão de pessoas, pelas reflexões sobre os novos desafios da publicidade e da comunicação, principalmente para o varejo automotivo e para os shopping centersem geral, suas experiências podem se tornar dicas muito úteis às jovens lideranças empreendedoras.