A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um dos enfoques mais inovadores na formação profissional e acadêmica contemporânea. Suas perspectivas distintas situam os alunos no cerne do processo educativo, dando-lhes autonomia e responsabilidade pelo próprA aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um dos enfoques mais inovadores na formação profissional e acadêmica contemporânea. Suas perspectivas situam os alunos no cerne do processo educativo, conferindolhes autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. Neste livro, escrito por profissionais que participam da implementação da ABP em vários países, são relatadas experiências de organização curricular e acadêmica em diversas universidades do Brasil e do exterior. A obra fornece uma excelente base conceitual e prática para os professores universitários interessados em construir uma educação mais significativa para os estudantes.A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um dos enfoques mais inovadores na formação profissional e acadêmica contemporânea. Suas perspectivas situam os alunos no cerne do processo educativo, conferindolhes autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. Neste livro, escrito por profissionais que participam da implementação da ABP em vários países, são relatadas experiências de organização curricular e acadêmica em diversas universidades do Brasil e do exterior. A obra fornece uma excelente base conceitual e prática para os professores universitários interessados em construir uma educação mais significativa para os estudantes.