Reflexo da liberdade da existência, a liberdade da consciência se comunica ao campo da kairicidade, que propõe incessantemente algum kairós preciso e incontornável, agindo como causa imediata sobre a realidade do mundo para modificar seu curso de evolução a fim de dar acesso aos valores que aí encontram-se objetivados e de restabelecer, através de uma descontinuidade forçada, a continuidade da liberdade que rege a condição humana. Essa é, então, vivida sob o aspecto da kairicidade em todos os setores da atividade consciente, o da a filosofia em primeiro lugar. Uma vez apreendido e oportunamente utilizado, o kairós se torna, nos limites das prescrições da lei moral, o instrumento mais eficaz, capaz de reestruturar a realidade para a maior satisfação da existência, valor supremo que se afirma e se exterioriza sob forma de diversas aspirações, e toma definitivamente consciência de si, realizando sua própria finalidade, que consiste em assumir sua liberdade.Reflexo da liberdade da existência, a liberdade da consciência se comunica ao campo da kairicidade, que propõe incessantemente algum kairós preciso e incontornável, agindo como causa imediata sobre a realidade do mundo para modificar seu curso de evolução a fim de dar acesso aos valores que aí encontram-se objetivados e de restabelecer, através de uma descontinuidade forçada, a continuidade da liberdade que rege a condição humana. Essa é, então, vivida sob o aspecto da kairicidade em todos os setores da atividade consciente, o da a filosofia em primeiro lugar. Uma vez apreendido e oportunamente utilizado, o kairós se torna, nos limites das prescrições da lei moral, o instrumento mais eficaz, capaz de reestruturar a realidade para a maior satisfação da existência, valor supremo que se afirma e se exterioriza sob forma de diversas aspirações, e toma definitivamente consciência de si, realizando sua própria finalidade, que consiste em assumir sua liberdade.