Este livro, não tem a pretensão de fornecer respostas definitivas ou soluções mirabolantes para o aniquilamento do racismo e da discriminação no Brasil e na escola, por meio das propostas aqui trazidas, elaboradas pelos cursistas em co-produção com seus orientadores. Mas, estamos convencidas de que estas reflexões iniciais sobre o enfrentamento pedagógico da temática, entre tantas outras, sinalizam uma proposta educativa exequível nos espaços para os quais foram pensadas.A obra Visibilidades e desafios: estratégias pedagógicas para abordagem da questão étnico-racial na escola, oriunda de um Curso de Especialização coordenado pela Profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho, nos oferece proposições direcionadas à prática docente. Longe de manuais ou roteiros, são apresentadas pesquisas que estimulam a reflexão sobre técnicas e conteúdos de questões étnico-raciais na educação formal, com ênfase no Ensino Fundamental. Trata-se de uma abordagem reflexiva e provocativa, que a caracteriza como um diferencial no trato dessas questões. (Sérgio Cardoso de Moraes)A obra Visibilidades e desafios: estratégias pedagógicas para abordagem da questão étnico-racial na escola, oriunda de um Curso de Especialização coordenado pela Profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho, nos oferece proposições direcionadas à prática docente. Longe de manuais ou roteiros, são apresentadas pesquisas que estimulam a reflexão sobre técnicas e conteúdos de questões étnico-raciais na educação formal, com ênfase no Ensino Fundamental. Trata-se de uma abordagem reflexiva e provocativa, que a caracteriza como um diferencial no trato dessas questões. (Sérgio Cardoso de Moraes)