As dificuldades em aprender e ensinar Matemática são sobejamente conhecidas pelo que é mais do que, oportuna uma obra que baseada em três trabalhos de investigação-acção, avança com propostas concretas nesta área. Tendo como pano de fundo o construtivismo interaccionista de Piaget, o livro é, no entanto, apresentado de forma clara para o professor preocupado com estas questões e incide nos temas considerados difíceis, não só para os alunos do ensino regular mas também para os do ensino especial. Uma vez que a autora defende que o objecto de reflexão mais simples é a quantidade numérica, o ensino da matemática tem um lugar central. Um livro pensado para que professores e alunos reflictam, contém um conjunto de exercícios práticos de fácil aplicação e de uma grande pertinência. Juntamo-nos à autora no seu desejo de que este livro possa "ajudar o professor a perceber onde é que a criança se encontra no seu próprio projecto, e reconhecer se aquilo que a escola lhe propõe está em harmonia ou, se pelo contrário, se encontra em dissonância com a construção natural que a criança realiza clandestinamente."