Professor universitário, dedicado especialmente à literatura latino-americana, David George aprendeu a valorizar em Mário de Andrade, Nelson Rodrigues ou Guimarães Rosa uma especificidade nacional que se liga a um universo de ficção hoje reconhecido em todo o mundo como um dos mais autênticos e criativos. O rigor da pesquisa faz que ele se fundamente em teóricos de peso, lastreando o raciocínio em seleta mas sólida bibliografia, que vai de Bakhtin a Jung, Mircea Eliade e Roland Barthes, entre outros. O que atribui porém maior mérito a este trabalho, é que sendo o próprio autor também encenador, às voltas com os caminhos possíveis, mergulha sem timidez nos problemas enfrentados por Antunes, indicando as soluções técnicas por ele encontradas. Cenas ou achados das montagens, que permaneceriam desapercebidos para um leigo e mesmo para um crítico não afeito a certos segredos do palco, encontram em Grupo Macunaíma: Carnavalização e Mito uma explicação sensível e inteligente. Detendo-se em análise minuciosa e fundamentada de três montagens representativas da pesquisa e do estilo teatral de Antunes Filho, David George realiza neste livro que a Editora Perspectiva lança em sua Coleção Debates obra quase pioneira nos estudos do teatro brasileiro.