Neste livro, pesquisadores de três instituições (UNEB, UESB e UFS) se reuniram para discutir e apresentar pesquisas que mantém um diálogo entre a Geografia e Educação, propondo reflexões sobre temas atuais como Educação de Jovens e Adultos, História da Educação, Memória, Formação de professores, Gênero e práticas inovadoras para o ensino da Geografia. Há uma tendência nas pesquisas em educação que emerge com uma imensa diversidade de possibilidades de pesquisa, este livro vem apresentar algumas delas estreitando o diálogo com a Geografia, buscando preencher algumas lacunas sobre a Geografia e o campo do ensino da mesma. Todos os autores têm trajetórias afins em cursos de formação de professores, ou com atuação na Educação Básica o que traz para este livro uma proposta de reflexão sobre os temas propostos bem como possibilidades de práticas desenvolvidas na educação básica e no ensino superior que fortalece o campo de pesquisa da formação de professores como também apresenta caminhos para um novo pensar do ensino de Geografia bem como das possíveis pesquisas em Educação que possibilitem uma interface com a Geografia. Nesta obra a diversidade de temas e pesquisas apresentadas garante ao leitor ou pesquisador interessado nos temas propostos uma gama de análises e perspectivas individuais dos autores, mas que em ponto comum trazem seus respectivos olhares sobre o cotidiano e a pesquisa em educação, ainda inclui nesta obra um relato vencedor do prêmio AFS Spectrum of Education que escolheu as melhores práticas desenvolvidas por professores brasileiros para serem apresentadas na conferencia Spectrum os Education na Turquia, e uma delas aparece entre os relatos do livro, discutindo o Ensino da Geografia e as questões de Gênero. Espera-se com esse livro, que professores, estudantes e pesquisadores interessados se identifiquem com as pesquisas aqui relatadas bem como contribua para reflexões e indagações referentes à Educação e ao Ensino da Geografia.