A existência da escola de origem alemã na região Sul do país é algo muito conhecido. Mas, o que pouco se conhece é o seu processo de origem, a dinâmica do fazer da escola e, especialmente, os seus objetivos. O leitor encontrará, nas páginas que compõem este livro, o debate sobre essas questões. Este livro explicita o resultado de uma bela e audaciosa pesquisa que aborda a temática da gênese e dinâmica do processo de escolarização dos teuto-brasileiros. A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, se constitui referência no que se diz respeito à existência da escola de origem alemã, despertando, assim, na pesquisadora, autora desta obra, a inquietação de conhecer o processo histórico do aparecimento da escola de origem alemã, a sua institucionalidade, a dinâmica do fazer da escola e, particularmente, os seus objetivos e fins. Graças a sua sensibilidade de pesquisadora, consegue fazer uma reconstrução histórica que é explicitada nesta obra. Reconstrói a vida dessa escola, resgata o que ainda existe da escola alemã na cidade e, por meio da fala e da história de vida das pessoas que por essa escola passaram, ousa fazer renascer a própria história escolar alemã.