A publicação deste livro é resultado de um projeto desenvolvido ao longo de quatro anos, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, direcionado às imagens autoformadoras presentes na formação inicial de professoras. O projeto teve como objetivo realizar um estudo com um grupo de 07 alunas, no período de 4 anos (2006/2009), a fim de garimpar imagens da infância, representações e arquétipos presentes no processo de formação inicial. O foco estava direcionado às influências matriciadoras presentes em suas trajetórias, para buscar nelas a potência dos saberes futuros e em movimento. Ao longo deste processo percebeu-se que esta modalidade de pesquisa-formação vai possibilitando a construção da autoria sobre seu si-mesmo. Nesse sentido, torna visível o valor do trabalho autobiográfico com vistas a compreender a máxima sartriana: o que estou fazendo com o que fizeram de mim. Estimuladas pelos achados e, sobretudo, pelo movimento empreendido por estas alunas, resolvemos organizar um evento e agora o livro com as escritas de alunas protagonistas da pesquisa. Nesta tecedura de escritas de autobiografias educativas, contamos com suporte de escritas de professores formadores que colaboraram nesse final de processo, bem como de doutorandas integrantes do GEPIEM (Grupo de estudos e pesquisas sobre Educação, Imaginário e Memória), topos desta pesquisa.