O livro reúne três dezenas de formadores de professores que discorrem sobre esses temas a partir de perguntas propostas pelos organizadores da obra. Os entrevistados, guiados por suas identidades de pesquisadores filiados a correntes teóricas e instituições diversas, não só respondem às questões como também trazem para seus textos as várias vozes com as quais dialogam em seus próprios trabalhos. O formato do livro permite que ele seja lido de várias formas. Pode ser um percurso linear, um entrevistado após o outro, ou um percurso temático onde o leitor lê cada pergunta e as respectivas respostas de cada entrevistado, podendo assim comparar e tirar suas próprias construções a partir de uma diversidade de pontos de vista. O leitor pode ainda montar sequências diferentes de autores ou de questões. Conversas com Formadores é leitura obrigatória para professores, para formadores de professores e para formadores de formadores de professores. A multiplicidade de vozes dos entrevistados e seus "convidados teóricos" constituem uma contribuição inestimável ao ensino de línguas. Espero que este livro seduza também nossos colegas da área da literatura, pois eles também precisam se unir a todos nós na tarefa nobre de formar professores de línguas.