A proposta central deste trabalho é analisar o processo de implantação e consolidação do ensino público na cidade do Rio de Janeiro, inaugurado com a instituição do sistema de ensino das Aulas Régias em todo o Reino Português, promovido pelo Marquês de Pombal em 1759. O limite final de nosso trabalho foi o ano de 1834, quando o Ato Adicional à Constituição de 1824 substituiu o sistema de ensino centralizado que até então vigorava, descaracterizando a estrutura inaugurada com as Aulas Régias. Em nosso primeiro capítulo investigamos o papel reservado à educação no movimento da Ilustração, principalmente no que se refere às propostas pedagógicas. No capítulo seguinte, a análise centrou-se na educação sob a Ilustração Luso-brasileira, quando enfocamos a criação da escola pública em todo o Reino Português, incluindo seus domínios ultramarinos, durante o período de governo do Marquês de Pombal. No terceiro, investigamos as razões que levaram à Reforma do Ensino em 1759, inaugurando o sistema das Aulas Régias. No quarto capítulo, enfocamos mais detidamente a Reforma dos Estudos a partir de 1772, quando ocorreu efetivamente a implantação do ensino público no Rio de Janeiro, e, por fim, no quinto capítulo, nos detivemos na comparação entre o projeto das Aulas Régias e sua aplicação prática na cidade do Rio de Janeiro, até 1834.