As mudanças na sociedade exigem constantes inovações e adaptações nas práticas educativas. Os estudantes precisam exercitar múltiplas perspectivas e pontos de vistas interessantes sobre assuntos importantes que afetam as suas vidas. Às vezes, esses assuntos podem ser controversos e divergentes. Porém, aperfeiçoar a sociedade requer acolher as controvérsias, em busca do bem comum e do consenso, para que os cidadãos consigam se engajar em um diálogo democrático e trabalhar juntos rumo à compressão e promulgação das decisões políticas o mais sensatas e democráticas possível. Este livro foi idealizado, a partir da análise de dados, de estudos, pesquisas realizadas sobre gestão democrática e sobre as possibilidades de ensino através do desenvolvimento de projetos pedagógicos. Objetiva contribuir com o debate acerca da gestão democrática, assunto que está continuamente em pauta nas instituições educacionais. Direcionando ao desenvolvimento de projetos pedagógicos como uma alternativa de aproximação entre o desejo de uma educação/gestão democráticas com as ações conjuntas de professores, alunos, gestores, comunidade escolar e transformação social. Espera-se que os leitores possam encontrar nas suas páginas inspiração para desenvolver suas atividades de forma transformadora.