Introdução ao Turismo, uma obra de referência do ensino do turismo no espaço lusófono, visa contribuir para o aprofundamento do conhecimento teórico e científico da principal e mais dinâmica atividade económica mundial. Esta 6ª Edição, integrando as principais temáticas que estruturam o turismo, apresenta-se atualizada revelando os novos desenvolvimentos a nível do alojamento turístico decorrentes da emergência da economia partilhada ou colaborativa, as evoluções nos modelos de negócios e na distribuição turística catalizadas pela aceleração tecnológica, a importância dos eventos e do seu contributo para a consolidação, criação ou renovação dos destinos turísticos, a par do novo papel desempenhado pela gastronomia como componente das atrações turísticas e de resposta a novas motivações dos turistas, não esquecendo as mudanças que a Revolução 4.0 operará no turismo. Cumulativamente, este livro inclui exercícios práticos e questões para reflexão e consolidação de conhecimentos, possibilitando, assim, ao leitor o reforço da compreensão das temáticas tratadas. · Conceitos, classificações e tipos de turismo · Elementos de avaliação do turismo · Sistema das relações do turismo · Procura turística · Oferta turística · Acomodação turística e serviços relacionados · Equipamentos de atração e animação turística · Eventos turísticos · Distribuição turística · Transportes turísticos · Obstáculos legais ao turismo · Turismo social · Gestão da qualidade em turismo · Organização institucional do turismo