A complexidade do mundo atual caracterizada pela homogeneização global, o discurso do respeito às diferenças, a informação instantânea, a multiplicidade de tempos e espaços demarcam as características do mundo contemporâneo. O lugar das pessoas, o acesso e o uso dos diferentes espaços materializam a diversidade das ações humanas e estas, por sua vez, são responsáveis pelas novas espacialidades. O desafio que assume a educação geográfica, proposição que se constitui no eixo das reflexões aqui reunidas, é precisamente promover o ensino da Geografia por intermédio da análise espacial. Acredita-se que o modo como pensamos o mundo e o espaço configura nossa compreensão dos fenômenos humanos. Aprender Geografia tendo acesso ao conhecimento, desenvolvendo o pensamento autônomo e a capacidade de pensar e organizar os conteúdos, superando a fragmentação conceitual, é fazer a educação geográfica, ligando-a com a vida. Este livro é um convite a pensar, fazer e produzir a educação geográfica entendida como esforço voltado a dar significado às informações geográficas e superar a superficialidade conceitual, tornando assim o ensinar menos estéril e o aprender mais prazeroso.