35 anos do Curso de Pedagogia - Maringá foi motivo para uma "festa de aniversário-acadêmica". Escolher evidenciar a "História e a memória" do curso é valorizar a produção/trabalho dos colegas, professores desta instituição, entendendo-os como produtores de história, construtores de memória. Reconstruir a História do curso possibilita reviver emoções, permite o repensar de uma história que se confunde um pouco com nossas histórias pessoais de vida. Quantas horas de nossas semanas são dedicadas ao trabalho acadêmico? Eu diria, sem medo de errar, muito tempo! Grande parte de nossos sonhos foram sonhados, concretizados ou ainda frustrados no ambiente acadêmico. Uma ousadia, transformar o que deveria ser um emprego em um trabalho! Ousadia de uma geração que sonhou com uma sociedade diferente, mais humana, mais democrática. Sonhamos em ter um trabalho e não um emprego e assim fizemos, aprendemos com a geração que nos antecedeu. Geração formada por um grupo de pessoas que me atrevo, elogiosamente, a denominar "desbravadores". Enquanto Maringá construía-se, ruas e avenidas abriam-se, esse grupo a quem me refiro criava o curso de pedagogia, o ano era 1973. Este curso possibilitou a organização de vários cursos de especialização e também a criação do PPE - Programa de Pós-graduação em Educação: Mestrado e Doutorado, hoje, consolidados. Que maravilhosa ousadia! Formar professores! A formação docente no Brasil revelou-se ao longo desses 35 anos, um ato de grande complexidade, seu fazer cotidiano desenha-se como uma teia, desafiando-nos, como educadores, a vislumbrar uma maneira de conseguir adentrar seus meandros. Práticas pedagógicas entrelaçam-se as teorias, procuram-se caminhos que permitam a interlocução para o enfrentamento de impasses oriundos das atividades de ensino. Formar professores, objetivo primeiro do curso de Pedagogia! Tarefa óbvia, sua realização, porém, não é merecedora do mesmo status. Estabelecer relações entre a prática pedagógica e a pesquisa tem sido uma busca sistemática no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A busca pela consolidação deste objetivo permitiu que no ano de 2009, o feito de publicar, pelo terceiro ano consecutivo, um livro que registra as inquietações traduzidas em pesquisas realizadas pelos professores do Departamento de Fundamentos da Educação e Teoria e Prática da Educação se realizasse. A leitura do livro, PEDAGOGIA 35 ANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA, possibilitou-me lembrar o historiador Pierre Nora quando diz, "O dever da memória faz de cada um o historiador de si". Finalizamos essa apresentação dedicando esse trabalho aos colegas, professores dos Departamentos de Fundamentos da Educação e Teoria e Prática da Educação, e a todos os graduandos e graduados em Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Agradecemos a Fundação Araucária, instituição financiadora deste projeto. Elaine Rodrigues Sheila Maria Rosin