Poder, identidade, diferença, infância, gênero, riso, narrativas, saúde, discurso... Que novas articulações podem ser feitas entre tais temas e a educação? Como os Estudos Culturais têm dialogado com esses assuntos e com a educação? Como podemos pensar a produção de idedntidades pela escola, num momento em que a marcação das diferenças convive com a propalada globalização, sob uma perspectiva que privilegie a compreensão do poder como produtivo e onipresente? Essas são algumas perguntas para as quais os 13 textos desse livro trazem, ao invés de repostas definitivas, caminhos para o seu aprofundamento. Foram escritos por diferentes autores, que os apresentaram e os disctiram em conferências e mesas-redondas do 1º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação - Poder, Identidade e Diferença, realizado em julho de 2004, na ULBRA Canoas. Com a publicação deste volume, esses textos ganham uma visibilidade e uma autonomia de vôo maior, para que sejam mais lidos e divulgados, para que possam ser mote para outras e mais fecundas reflexões e discussões.