Esperar que a criança aprenda a ler através de materiais sem sentido é o método mais fácil de tornar o aprendizado da leitura impossível. Compreendendo a leitura não se trata de um manual que apresenta aos educadores o que devem fazer para ensinar a leitura, mas uma obra onde o autor apresenta o que os educadores devem saber sobre o processo de aprendizado da leitura, através de um sério embasamento científico que aborda todos os aspectos necessários para a compreensão global deste tema. Smith afirma que as crianças tornam-se leitores quando estão engajadas em situações onde a linguagem escrita a elas apresentada é utilizada de forma significativa, ou seja, através de materiais de leitura que elas possam relacionar com sua experiência e conhecimento prévio, da mesma forma que aprendem a falar convivendo com pessoas que utilizem a linguagem significativa. Frank Smith foi repórter, editor de revista e novelista antes de iniciar sua pesquisa sobre a linguagem e a psicologia do aprendizado. Recebeu seu Ph.D. do Centro de Estudos Cognitivos da Universidade de Harvard. Foi professor no Instituto Ontário para Estudo em Educação e na Universidade de Victoria. Atualmente, dedica-se a escrever e pesquisar sobre alfabetização, computadores e educação.