Continuando o mesmo enfoque da Educação Infantil, a história agora tem como personagens pessoas que vivem na casa, no quintal. A história inicia com uma conversa dos pais com os filhos sobre a necessidade de reformarem a casa e o quintal. Desta forma a grande árvore no fundo do quintal será cortada. Os filhos tentam convencer o pai da importância daquela árvore na vida deles. Naquela árvore eles cresceram e brincam, como querer cortá-la? A menina procura organizar com o seu irmão uma forma de convencer os pais de não cortarem a árvore. Seu irmão está pouco preocupado em ajudar. Até que certo dia na hora do almoço, após a mãe ter chamado várias vezes, o pai vai até os filhos que brincavam na sombra da árvore. A filha pede que o pai sente no balanço e ele percebe que fazia muito tempo que não vinha mais ali. Daí em diante o pai começa a lembrar que ele e seu irmão também evitaram que o pai deles (avô dos seus filhos) cortasse a árvore. Também que o pai do seu pai (bisavô dos filhos) também quis cortar aquela árvore e não conseguiu. Agora ele estava querendo cortar a árvore e seus filhos não queriam. A história mostra que cada objeto tem uma história, que nós temos uma história, que todos tem história. Precisamos saber sobre ela, tomarmos consciência de nossa história e sermos responsáveis por nossa história futura.