Ao trazer temas dessa relevância para o debate, principalmente a partir de experiências práticas desenvolvidas em projetos de extensão, o grupo de pesquisadores expressa seu engajamento com o compromisso social que caracteriza a Universidade pública, e ao apoiar suas análises na fundamentação teórica necessária à relação que a extensão estabelece com a pesquisa, avança significativamente no processo de produção de novos conhecimentos. É nesse movimento que os docentes/pesquisadores da Unidade Universitária de Paranaíba, aliando forças a docentes de outras Unidades Universitárias da UEMS, chegam ao quinto livro em cinco anos, o qual me foi dada a honra e o privilégio de prefaciar. A produção de conhecimentos na qual esta obra avança permite identificar o direcionamento das linhas de pesquisa que compõem o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS de Paranaíba, quais sejam: Linguagem, Literatura e Sociedade e Teorias e Práticas Educacionais, em torno das quais estão reunidos os treze capítulos da coletânea. Eis aí mais uma significativa contribuição desta obra, que em sua organização permite identificar a unidade de um Programa de Pós-Graduação que começa a se estruturar. Espero presenciar, daqui a outros cinco anos, o lançamento do décimo livro, chancelado por um Programa de Pós-Graduação consolidado perante a área de Educação.