A presente obra O sujeito na educação e saúde - desafios na contemporaneidade propõe-se a descortinar a noção do sujeito e seu lugar na contemporaneidade a partir da educação e da saúde. Ressalta que à constituição do sujeito vincula-se a sua identidade como ser "autêntico", produzido pelos valores e pelas necessidades, ao mesmo tempo que a sua produção na história como responsável pela ação transformadora no seu devir. Destacados pesquisadores contribuem, por meio de olhares diversos, na re-conceptualização do sujeito ao retomar a noção de subjetividade, denotativa do "estado de ser sujeito", para a condição de intersubjetividade, na qual a dimensão relacional se destaca no processo de re-construção de identidade e de historicidade pessoal tramada no coletivo. Se a contemporaneidade aponta um cenário destituído de sentidos e de espaços para a realização dos sujeitos, mediantes fragilidades na transitoriedade das relações e pelo distanciamento do pertencimento ao outro, urge como essencial o desvelar do sujeito como "ser de si mesmo" e "ser com o outro", a inteireza do "ser sujeito", como ponto de intersecção e da saúde, pilares fundantes da possibilidade do sujeito caminhar e legitimar sua condição em direção à re-criação e à emancipação.