A Educação Ambiental Empresarial é uma importante estratégia de implantação de processos sustentáveis, de formação corporativa e de mudança de visão, missão e atuação empresarial. Este livro sugere a utilização da Educação Ambiental Não Formal como promotora de diálogo dentro e fora da empresa. Ele procura analisar o Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional Margem Esquerda/Brasil, buscando discriminar os elementos norteadores do programa em questão. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas, interpretadas a partir da análise do discurso. Dessa forma, o estudo confirma a ideia de que quando a Educação Ambiental Não Formal está alinhada à governança empresarial, a partir de bases teóricas e metodológicas definidas, estruturadas e internalizadas na empresa, ela se torna uma estratégia eficaz para o alcance da sua sustentabilidade e contribui para a formação continuada interna e externamente, principalmente por assumir o papel de formação da cidadania, reformulando valores éticos, individuais e coletivos tanto na comunidade quanto no ambiente corporativo. Logo, tais ações repercutiram na melhoria da imagem, na contribuição da formação de capital humano, na valorização, no empoderamento, no protagonismo e na qualidade de vida do colaborador. Também indica ampliação de parcerias e harmonização das relações externas com as partes interessadas.