Na escola, as crianças com dificuldades de aprendizagem ou que têm insucesso escolar são, muitas vezes, catalogadas como tendo fracas possibilidades intelectuais; contudo raramente é este o caso [...] trata-se geralmente de crianças sofrendo de um défice de capacidade de atenção visual, crianças tendo condutas "autocentradas", por vezes "evitantes", ou ainda "maçadoras". Outras, têm problemas de estruturação do gesto e, portanto, com dificuldades em reproduzir os modelos. Em todos os casos, estas crianças acedem dificilmente ao saber transmitido por outros." Hubert Montagner, Le Populaire du Centre O insucesso escolar é uma fatalidade? Hubert Montagner debruçou-se sobre esta questão e estudou de perto os diferentes ritmos da criança. Ritmos biológicos mas igualmente ritmos intelectuais. No seu livro, esforça-se por mostrar que cada criança tem um tempo que lhe é próprio e que é necessário respeitar para que lhe sejam dadas as suas oportunidades. Le Dauphine Libéré Novembro 1996 Acabar com o insucesso escolar. O insucesso escolar não é uma fatalidade, é o que clama o montepelleriano Hubert Montagner, psicólogo especialista do comportamento animal. Fruto de anos de observação, a sua teoria é límpida: a escola nivela os valores, não toma suficientemente em conta a individualidade de cada criança e os seus ritmos pessoais de desenvolvimento intelectual. Não se contentando em salientar uma constatação, dá a pais e professores algumas pistas que permitem construir uma escola diferente. Gazette de Montpellier, Outubro 1996 HUBERT MONTAGNER é pedopsiquiatra, professor universitário e director de pesquisa no INSERM, no Departamento de Pedopsiquiatria do CHU-CHR, Sainte Marguerite de