Hoje em dia, discursos formulados no âmbito da economia, da educação, do management e das políticas públicas vêm destacando, sob variados ângulos, a importância estratégica dos investimentos em capital humano. Configura-se uma rede dispersa de iniciativas, oficiais ou autônomas, destinadas a fomentar conhecimentos objetivos e competências subjetivas de jovens, líderes corporativos e assalariados, capacitando-os, cognitiva e emocionalmente, para tornarem-se competitivos em diversas arenas de disputa social. O objetivo desta coletânea é justamente aprofundar a reflexão sobre as implicações da mídia na promoção do capital humano. Lançando mão de variados objetos empíricos e quadros de referência teóricos (com destaque para as obras de André Gorz, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Richard Sennett, Alain Ehrenberg, Luc Boltanski e Ève Chiapello), os participantes da coletânea exploraram, de maneira engenhosa, diferentes facetas do fenômeno proposto para reflexão, permitindo um entendimento mais denso dos processos de subjetivação configurados pelo novo espírito do capitalismo (cada vez mais fluido e cada vez mais baseado no modelo de rede).